Galileu Galilei

Galileu Galilei - (é considerado o pai do método científico moderno). Nascido em 1564, dedicou-se com paixão à matemática. Foi justamente recorrendo aos conhecimentos neste campo que se deu início a um estudo directo do mundo natural.

Aplicando a matemática aos problemas técnicos, construiu esquadros, bússolas e compassos, aprofundando ainda, os aspectos ligados à mecânica, ao magnetismo e à temperatura. Em 1609, o seu telescópio revolucionou a astronomia, fornecendo um sólido fundamento ao sistema copernicano a teoria heliocêntrica de Copérnico.

O fruto das suas descobertas foi divulgado a todo o mundo no Sidereus Nuncius (O mensageiro Celeste) (1610), o tratado onde ele afirmava que a Lua era semelhante à Terra, a Via Láctea era composta da uma multidão de estrelas, e Júpiter tinha quatro satélites que rodavam em seu redor.

Os satélites foram designados Médicos, devido à dinastia do grão-duque reinante na Toscânia, que o tinha sempre apoiado financeiramente. Nomeado Primeiro-Matemático e Filósofo do Estudo de Pisa e da corte de Cosimo II, descobriu posteriormente as fases de Vénus, os anéis de Saturno e as manchas do Sol.

A nova configuração dos céus revelada pelo óculo perturbou os equilíbrios cósmicos de que a Igreja era depositária, assente na teoria geocêntrica de Ptolomeu.

 A sua declarada adesão ao copernicismo e a insistência na estrutura heliocêntrica do cosmo, sublinhada no tratado Dialogo sobre os dois máximos sistemas do mundo(1632), levaram-no ao conflito com as autoridades eclesiásticas, que culminou, em 1633, com a condenação de Galileu e do copernicismo por parte do tribunal romano do Santo Ofício.

Obrigado a abjurar, certamante por receio do que tinha acontecido a Giordano Bruno, foi reconhecido como culpado e condenado a prisão perpétua. Graças à protecção do grão-duque da Toscana a pena foi comutada em isolamento, que ele passou na sua villa de Arcetri, nas colinas em redor de Florença.

Segundo a tradição, após a sentença terá pronunciado a frase : "Eppur si muove" (E no entanto ela move-se), que manifestava a discordância do pensamento reinante.

A dureza da condenação foi aliviada pela permissão de ter consigo alguns discípulos, como o fiel Vincenzo Viviani e Evangelista Torricelli, que continuaram a estudar e a demonstrar cientificamente os princípios do mestre. Quase cego e no fim dos seus dias, Galileu concebeu a ideia de um relógio regulado por um pêndulo nunca completado, mais de uma década antes do relógio com regulação de pêndulo patenteado na Holanda por Christiaan Huygens .

A época de Galileu marcou o fim de uma época e o início de outra. A tradição medieval tinha chegado ao seu fim, substituída por novos instrumentos de pesquisa e de observação. Em Florença, quinze anos após a morte que o colhe em 1642, foi fundada a Academia do Cimento, empenhada no desenvolvimento dos seus métodos científicos em física e em astronomia .

Os instrumentos originais de Galileu que chegaram até aos nossos dias são apenas dois óculos, um compasso, a lente com a qual ele observou, pela primeira vez, em 1610, os satélites de Júpiter, o termoscópio, um rudimentar protótipo do termómetro e alguns ímans utilizados para as experiências de física.

Página Principal